Logotipo Rio Saling

Perguntas Freguentes

F. A. Q. (Frequently Asked Questions)

1.Eu nunca velejei. Preciso ter experiência de vela?

Não. A experiência anterior não é necessária. No entanto, os nossos visitantes são sempre convidados a participar nas manobras de vela, se eles estiverem interessados. Se não, é só sentar, relaxar e desfrutar da velejada.

2.Podemos nos juntar em outros grupos ?

Se você estiver viajando sozinho ou em um grupo pequeno, podemos tentar combinar os grupos.

3.Que outras atividades podemos fazer? Podemos nadar ou mergulhar?

Sim. Nós vamos indicar os melhores locais para essas atividades. Geralmente fora da baía da Guanabara.

4.Podemos parar e ancorar em qualquer lugar?

Sim, nós geralmente paramos e ancoramos por até duas hora durante nossos passeios mais longos.

5.Por onde iremos navegar? Existem rotas específicas?

A decisão sobre a rota do passeio dependerá primeiro das condições de vento e mar e em seguida as preferências dos visitantes a bordo, podemos tomar a decisão no dia do embarque após o capitão explicar as condições aos tripulantes.

6.O que podemos ver nas ilhas e nos passeios fora da baía? Veremos baleias e golfinhos?

Todas as ilhas são parques naturais, como tal, não são permitidos desembarques nem pescaria. Você verá muitas aves marinhas, fragatas e gaivotas, atobás são os mais frequentes. Se tivermos sorte, tartarugas, golfinhos (maio a agosto), baleias (julho a setembro)

7.O veleiro é seguro para navegar?

Algumas pessoas dizem que o veleiro é a embarcação mais segura para se navegar, eu por experiência concordo plenamente com essa afirmação.
Veleiro é muito seguro!
Quanto a velejada em si, iremos orientá-lo através de alguns dos pontos importantes que você deve estar ciente e também como se comportar a bordo.
Como qualquer esporte ao ar livre, entendemos e respeitamos os elementos da natureza. É fundamental para a segurança.
Antes da saída consultamos e interpretamos os melhores sites de meteorologia compilando as informações e decidindo pelo melhor, mais seguro e prazeroso roteiro para que a sua experiência a bordo seja inesquecível.

8.Quais equipamentos de segurança você tem a bordo?

Temos a bordo todos os itens de segurança e salvamento exigidos por lei, tais como coletes salva-vidas, sinalizadores de resgate, extintores de incêndio, rádio VHF, e outros.

9.Será que vamos ficar enjoados? Como podemos impedir que isso aconteça?

Enjôo é muito pessoal. Pode ser minimizado adotando bons hábitos 24 horas

10.Podemos trazer comidas e bebidas?

Sim, sinta-se a vontade para trazer a bordo seus aperitivos favoritos. Vamos fornecer-lhe refrigerador e utensílios de cozinha, conforme necessário. Fornecemos água minera incluída no preço do passeio. Outros alimentos e bebidas podem ser providenciados mediante solicitação por um custo adicional.

11.Que roupa devemos usar?

Confortável, leve e branco de preferência, sapatos de plataforma única ou tênis de corrida são as melhores alternativas. Uma jaqueta leve é recomendado, especialmente se você está navegando no final do dia. Traga trajes de banho no caso de você decidir ir na água.

12.Existe algum limite de idade?

De modo nenhum. Habitualmente embarcamos crianças, bem como pessoas idosas. Nesses casos, temos procedimentos especiais e precauções durante embarque e desembarque, bem como durante a nossa velejada para garantir o máximo de conforto e segurança para todos a bordo.

13.Onde é que nos encontramos?

Nosso veleiro estará lhe esperando no horário combinado para embarcar no porto público conhecido como “Marina da Glória”, no centro do Rio.

14.O que acontece em caso de mau tempo? Qual é sua política de cancelamento?

Vamos cancelar sem nenhum custo e transferir para o primeiro dia de bom tempo de acordo com a sua disponibilidade.

15.Qual é a melhor época para a navegação no Rio?

No Rio podemos velejar o ano todo, o vento é muito regular em qualquer época do ano. As temperaturas diurnas variam de 15°C no inverno (médias de 20°C) para 40°C no verão (médias de 35°C).